Finalmente, mais fotos de Berlim!
V.

Pátio da frente do terminal ferroviário (Hauptbahnhof)

Parece que os caras apareceram lá só para eu tirar a foto e, depois, foram embora
Bundestag (parlamento). No canto superior direito, um balão.
Ainda o Bundestag. Na fachada, está escrito "Dem Deutschen Volke" ("Ao Povo Alemão").
Andando mais à frente, ao lado do Budestag, tem-se esta construção e este rio, que dividia as Alemanhas Oriental e Ocidental.
Pessoas morreram tentando fugir da Alemanha socialista.
Provavelmente algum anexo do Parlamento. E só virar as costas de onde eu estava na foto anterior. Sobre as paredes de vidro, os primeiros artigos da Constituição alemã. "Todos os homems são iguais perante a lei..."
Dentro do prédio com um círculo na frente como característica arquitetônicaexiste essa obra em memória aos que foram assassinados na tentativa de cruzamento da fronteira Alemanha Oriental - Alemanha Ocidental. Cada placa de muro conta os mortos registrados de cada ano.
"Desde a criação do muro em 13 de agosto de 1961, indivíduos, bem como instituições, reuniram informações sobre pessoas que morreram na tentativa de fugir. Suas investigações meritórias fundamentam os dados de quantidade mostrados neste Memorial do Muro.Não somente aqui em Berlim e em todo o interior dos limites alemães, pessoas foram mortas tentando fugir, mas também muitas que tentaram atravessar o Mar Báltico ou fronteiras não-alemãs..." tradução livre.

Na rua Unter den Linden, a mais famosa de Berlim, havia esta exposição de conceitos de carros da Peugeot.
O Monumento do Holocausto (Das Holocaust Mahnmal).
O balão que se podia ver na foto do Bundestag.
O Brandenburgertor (embaixo da estátua sobre uma carruagem) de uma perspectiva incomum.
As regras estavam debaixo de nossos pés: pisar ou saltar sobre os blocos é proibido.
Prontamente o zelador interveio.
Alguns pedaços do Muro de Berlim na frente do terminal ferroviário do Postdamer Platz.
Obra de uma artista norte-americana. Tem a ver com o esporte boxe. Pena que eu não me lembre o nome dela.
Museu da antiga RDA (República Democrática Alemã, a Alemanha Oriental). Essa área tem a ver com a espionagem existente na época. No museu, pode-se tirar um dos telefones do gancho e ligar para um número que é indicado num folheto da parede. Então outro telefone do museu toca e um outro visitante pode atender. Após alguns segundos de conversação, a conversa é interceptada.
Depois de comer um currywurst com um pouco de glühwein no frio berlinense, passamos por essa igreja. Agora não me lembro o nome :P
Wall-E em Berlim? Se você tiver -1 ano, não dá.Obs.: "ab 0 Jahren" = "a partir de 0 anos" :P
Mais um pouco do Muro.
Visto de cima da torre de detrás, dentro da qual há um outro pequeno museu sobre a RDA.
Para quem gostou do balão do jornal Die Welt. No canto esquerdo, dois de um conjunto de Trabants (o carro usado na RDA) de um grupo de "amigos do Trabant" (trabi, para os mais chegados) :P.
Um cara fazendo um discurso entusiasmado, em inglês, sobre alguma coisa com Hitler para um grupo de pessoas num museu a céu aberto sobre a Segunda Guerra.
A última imagem que ficou de Berlim. Um café com conhecidos (não são os da foto) numa Starbucks.
Nenhum comentário:
Postar um comentário