quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A viagem

Fazia bastante tempo que eu não viajava de avião. A ultima vez foi em 2000 ou 2001, se não me engano, para Brasilia. Também era a unica viagem de avião de que eu me lembrava, ja que todas as outras aconteceram quando eu mal sabia que estava no mundo.
Voar de novo seria um prazer. E claro que eu sentia um pouco de medo, mas eu tinha fé de que tudo daria certo. A viagem ao Rio de Janeiro -- nunca tinha ido ao Rio -- abriu a despedida. Dei um até logo a minha familia -- sim, quando a viagem dura um ano somente, acho que ainda se pode dizer "até logo". Logo eu sentaria na primeira poltrona de avião de mais outras duas que ainda estavam me esperando na França quando eu chegasse la.
No avião, comecei a entrar no clima, pois uma porção de passageiros era francesa. E la éramos 4 brasileiros, que, no meio do voo, se levantaram de suas poltronas para conversar. Todos estavamos ansiosos com tudo aquilo. Ao chegar no Rio, depois de 3:20 de vôo, contactamos nossos parentes, e depois de andar pelo aeroporto, fomos almocar "churraesco de picaenha", em carioequês. Foi legal ver um pedacinho do Rio representado pelo aeroporto Tom Jobim.
Os momentos antes de pegar o aviao para a franca foram bastante unicos. Nunca vou me esquecer daquela sensacao de que eu estava prestes a fazer uma viagem intercontinental. Aquele grande 747 la fora nos esperando. Quando entramos nele, as aeromoças não falavam português, mas francês ou inglês. Era cada vez mais concreto que eu estava prestes a fazer uma viagem para a França! Quando o aviao decolou, eu fechei os olhos por um instante, fiz uma oração, mesmo que eu nao tivesse total certeza de que ela fosse ouvida, e passei a contar as horas. Eu ja tinha feito amizade com duas senhoras brasileiras que sentavam ao meu lado e que foram muito legais comigo, me oferecendo ate uma caixa de barra de cereais porque eu ja sentia fome antes do servico de comida do aviao. Espero que elas estejam se divertindo muito pela Europa. Saimos às 16:20 do Brasil, para chegar às 2:30 do Brasil -- e 7:30 da França. So a ideia de que sairiamos de tarde e chegariamos de manha dentro de 9:40 eu ja achava fantastica! Nao consegui dormir bem no aviao nesse tempo, e varias vezes eu consultava o sistema de localizacao geografica da minha poltrona.
A primeira estupefação foi quando eu despretensiosamente olhei a telinha e vi que passavamos sobre uma tal ilha de Palmas. Quando olhei para baixo, la estava um pedacao de terra todo iluminado. Estavamos cada vez mais proximos da Europa. Enfim eu a conheceria!
Ao chegar no aeroporto, o clima era como de ar-condicionado e achei tudo o maximo! So de ver que tudo era escrito em frances... Eu mal podia acreditar que eu estava na França; que eu consegui; que deu tudo certo. Demorou cerca de 2 horas para que a ficha caisse. Mas a maratona nao tinha terminado. Ainda tinha o avião para Limoges. Foi la que a revista foi mais severa e me tirou um desodorante colocado diligentemente pela minha mãe, que foi esperta ao escolher um frasco no final, ja esperando esse incidente.
Eu ja estava acostumado com poltronas e comida de aviao no voo para Limoges. Eu so queria chegar o mais rapido possivel ao destino. Paris estava nublada, mas em Limoges fazia um agradavel sol. Logo percebi a calmaria desta cidade em seu pequeno aeroporto.
Prefiro dar gracas a Deus por ter dado tudo certo.

Obs.: o post atrasado se deve ao fato de so agora eu ter disponivel um computador que posso usar por um periodo mais prolongado. Os proximos posts nao seguirao uma continuacao initerrupta, porque eu nao sei quando terei um computador e nem se terei tempo para estar sempre postando.

Um comentário:

Paulo Luz disse...

Ê laia, o amigo mais competente pra nos passar uma mensagem tão surpreendente, quero saber como é ver o oceano do avião, deve ser uma experiencia única, aproveita o blog pra postar fotos da França e das francesas!
hauiehiaueaiueh
Torço por ti meu caro amigo Válber!